quarta-feira, 30 de abril de 2008

Heavenwood: novas participações


Já está confirmada mais uma participação no novo álbum de Heavenwood. Desta vez a novidade é nada mais do que Jeff Waters, o mais que conhecido guitarrista de Annihilator.
Outros dos convidados, como já era sabido, são Tijs dos Oceans of Sadness e Gus G dos Firewind. Para Ricardo Dias é "uma honra para todos em Heavenwood ter este homem no álbum, juntamente com o Gus e o Tijs"

Os Heavenwood ainda estão na Suécia nos Fascination Studios de Jens Bogren a acabar a masterização do novo trabalho. De lá enviam-nos mais uma parte da studio report que pode ser vista aqui.

www.myspace.com/heavenwood

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Livro True Norwegian Black Metal



Durante sete anos o fotógrafo norte-americano Peter Beste andou a registar imagens, no nevoeiro da Noruega, de membros e bandas que mais associamos ao black metal. Compilou todo o seu trabalho e intitulou-o "True Norwegian Black Metal", com lançamento previsto para o dia 15 de Maio, pela editora Vice Books, nos Estados Unidos.

Vão poder folhear páginas com entrevistas a Frost (1349), Abbath (Immortal), Fenriz (Darkthrone) e Gaahl (Gorgoroth) e ver fotografias intrigantes de concertos e performances de Darkthrone, Carpathian Forest, Mayhem, Dimmu Borgir, Satyricon, Enslaved, Emperor, etc.
Algumas delas podem ser vistas no site do fotógrafo, sendo que algumas delas chegam a contrapor elementos compositivos: natureza e figura. Muitas fotografias não assumem as características estéticas do black metal, estas são limpas, sem grão e a cor é sobrevalorizada, por exemplo, o vermelho sangue de "King of Gorgoroth" ou "Natterfrost's sink".

Palavras de Peter Beste:
"In the last two decades a bizarre and violent musical subculture called black metal has emerged in Norway. It's roots stem from a heady blend of horror films, extreme heavy metal music, Satanism, pagan mythology, and adolescent angst. In the early-mid 1990's, members of this extremist underground committed murder, burned down medieval wooden churches, and desecrated graveyards. What started as a juvenile frenzy came to symbolize the start of a war against Christianity, a return to the worship of the ancient Norse gods, and the complete rejection of mainstream society."

http://www.peterbeste.com

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Vertigo Steps: teasers do álbum no myspace


Os Vertigo Steps lançam as primeiras pistas do álbum de estreia no myspace oficial.
O trabalho homónimo, gravado nos Ultrasound Studios de Daniel Cardoso, em Braga, ainda não tem data de lançamento definida.

Bruno A, o cérebro dos Vertigo, trabalhou neste álbum com Niko Mankinen dos Misery Inc. na voz, Alexandre Ribeiro, dos Grog, Andersen Molière e Bleeding Display, no baixo e, como já vem sendo hábito por quem passa pelos Ultrasound, a bateria foi gravada por Daniel Cardoso, que também fez segundas vozes.

Participaram ainda como músicos convidados na gravação de vozes Rui Viegas (A Story of Dust, Arcane Wisdom) também na flauta, André Vasconcelos (ex-Hordes of Yore, Arcane Wisdom), Sophie (Understream) e o conhecido Stein Roger Sordal (Green Carnation).

Vertigo steps:
www.myspace.com/vertigosteps


quinta-feira, 17 de abril de 2008

Medas Metal Night II




No dia 10 de Maio, no Indycat Piano e Medas, acontece o Medas Metal Night II. Tocam os Sacred Sin, Moléstia e Biolence.

Para mais informações: www.myspace.com/helenagranjo

Cryptosy: novo álbum em Maio


Os Cryptopsy revelaram hoje o alinhamento do novo álbum, "The Unspoken King".
O álbum sai em Portugal no dia 27 de Maio pela Century Media.
"Worship your demons", o tema de abertura, já pode ser ouvido no myspace oficial dos canadianos.

Alinhamento:
01. Worship Your Demons
02. The Headsmen
03. Silence The Tyrants
04. Bemoan The Martyr
05.
Leach
06.
The Plagued
07.
Resurgence Of An Empire
08.
Anoint The Dead
09.
Contemplate Regicide
10.
Bound Dead
11.
(Exit) The Few

Cryptopsy:
www.myspace.com/cryptopsy
www.cryptopsy.net
vídeo: "The Pestilence That Walketh In Darkness"


sábado, 12 de abril de 2008

Ahoora: metal made in Irão


Os iranianos Ahoora vão editar, pela britânica Real2can records, o álbum homónimo gravado em 2006.
Depois de dois anos sem conseguirem uma editora que trabalhasse com eles e depois de várias obstáculos no país natal, o primeiro álbum vai ser lançado com distribuição mundial.
Para além de "Ahoora", têm também gravado "All in Blood With You" de 2007, ainda sem selo.

Os Ahoora fazem um metal competente que nos remete imediatamente para Iced Earth. Em alguns momentos é difícil não pensar em Jon Schaffer e nos seus riffs ultra-rápidos aos quais os iranianos não são indiferentes. De qualquer maneira não se pode dizer que sejam uma cópia dos norte-americanos, mas não há dúvida que os tomam como referência. São dotados de uma técnica e de uma capacidade de composição que lhes permite alguma diferenciação.

Desde 2001, ano de fundação, procuram um espaço no cenário musical repressivo iraniano. Depois da autorização dada pelo ministro da cultura (obrigatório a qualquer músico que queira trabalhar), compuseram alguns temas para apresentarem ao vivo. Na altura o set era repartido entre temas originais e versões de Metallica, Maiden, Sabbath e maioritariamente Iced Earth. Das primeiras datas marcadas, no mesmo espaço, em duas noites seguidas, apenas uma foi concretizada. O segundo dia foi cancelado pelas autoridades que o acharam inconveniente numa altura em que faltava uma semana para a eleição do presidente. Ainda assim, fizeram história, foram a primeira banda de metal no Irão que tocou ao vivo com voz. Dos poucos concertos de metal realizados no Irão, as bandas apenas eram autorizadas a tocar o instrumental.
Depois de vários concertos adiados e de algumas promessas para tocar no estrangeiro, que não aconteceram devido à politica severa no que toca a saídas do país, vêem nesta oportunidade a esperança de uma internacionalização.

Ahoora:
www.ahoora-band.com
www.myspace.com/ahooraband

Cult of Luna: título e capa do álbum revelados


O novo álbum dos Cult of Luna chama-se "Eternal Kingdom" e sai no dia 16 de Junho na Europa e no dia 8 de Julho nos Estados Unidos.
O sucessor de "Somewhere along the highway", está a ser gravado nos estúdios Tonteknik em Umea, na Suécia.

Erik Olofsson, guitarrista, adianta que o novo trabalho vai ser bem pesado, com temas fortes e progressivos.

Cult of Luna:
www.cultofluna.com
www.myspace.com/cultofluna
vídeo: back to the chapel town

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Amanhã na Fábrica de Som: Oblique Rain e Zatokrev



Amanhã é impreterível aparecer no concerto dos Oblique Rain e dos Zatrovek, na Fábrica de Som.
O concerto começa a partir das 22h e o preço do bilhete é de 6 euros.
Levem algum capacete ou qualquer coisa do género, na eventualidade de cair algum bocado de pedra. O peso sonoro das guitarras pode causar um fosso no tecto.

ZATOKREV
"Não é um banco, não é queijo, não é um relógio, não é chocolate, mas pode ser a próxima imagem de marca da Suíça, pelo menos no que ao Metal diz respeito. Com uma sonoridade abrangente que se pode considerar bastarda de uma qualquer corrente Doom/Sludge, os Zatokrev carregam no peso, arrastando-o lentamente e embrulhando-o em ondas hipnóticas e apocalípticas que são catapultadas em todas as direcções. A intensidade e a envolvência são tais, que não raras vezes, são comparados com os Neurosis. Com 2 álbuns e um split editados, já partilharam o palco com nomes como Dillinger Escape Plan, Machine Head, Type O Negative, Black Cobra, Esoteric ou Knut, e esta é a segunda vez que pisam território nacional. O futuro está aqui."
+ info em: http://www. myspace. com/zatokrev

OBLIQUE RAIN
"Os Oblique Rain foram uma das grandes revelações nacionais do ano passado, graças à edição do seu álbum de estreia - Isohyet. Numa edição de autor, apresentaram-nos um Metal progressivo, ambiental, muito requintado e equilibrado nas doses de peso e melodia, que terá certamente agradado a muitos fãs de Porcupine Tree, Opeth ou Katatonia. Recentemente assinaram um contrato com a Major Label Industries para a edição do próximo álbum que será gravado ainda no decorrer deste ano."
+info em: http://www. myspace. com/obliquerain

Fonte: www.amplificasom.blogspot.com
http://www.myspace.com/fabricadesom

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Guitarrista de Nevermore prepara álbum a solo


Jeff Loomis está a trabalhar no seu álbum de estreia a solo. O guitarrista entrou em estúdio no dia 22 de Março para trabalhar com o produtor Neil Kernon. O álbum inteiramente instrumental tem a participação do baterista Mark Arrington, membro dos Nevermore entre 1991 e 1995.

Ainda não há data prevista para o lançamento.
Jeff Loomis participou recentemente no álbum a solo de Warrel Dane, vocalista e seu colega nos Nevermore.

www.myspace.com/jeffloomis

Maria vai com as Outras celebra mais um ano



O Maria Vai com as Outras celebra dois anos de existência e não vai deixar ninguém de mãos a abanar. Por isso do dia 12 para 13 de Abril são todos convidados a soprar as velas ao som dos:
- Control
- Alt
- Delight

A partir do dia 12 inicia o ciclo de cinema de terror, pelas 22:30h:
12 de Abril| Hour of the Wolf |Ingmar Bergman | Suécia
19 de Abril | Dementia 13| Francis Ford Coppola | Eua
26 de Abril | Les Yeux sans Visage | Georges Franju | França
3 de Maio | The Innocents | Jack Clayton | Reino Unido
10 de Maio | Yaby no naka no kuroneko (Black Cat from the Grove) | Kaneto Shindo | Japão

Mais informações:
http://maria-vai-com-as-outras.blogspot.com/