sábado, 30 de junho de 2007

Há jornalistas que não o são

Ao ler a reportagem que saiu no Jornal de Noticias sobre o festival Super Bock Super Bock act I feita por um gajo, que não sei se lhe posso dar o nome de jornalista, apenas posso demonstrar a minha indignação perante a ignorância deste idiota. Chamo-lhe assim porque não encontro outro nome, mas os pais baptizaram-no de Cristiano Pereira.
Este sujeito foi enviado para o recinto do festival da mesma maneira que se envia um soldado para a guerra. Não sabe muito bem porque vai, mas tem que lá estar.

Que um jornalista não consiga ser imparcial é algo inerente à condição de humano que não podemos julgar, mas que um jornalista seja burro é algo que não podemos nem devemos tolerar.
Não há nada que explique a falta de sensibilidade por parte dos responsáveis que o destacaram para esta missão que para muitos seria um trabalho que pouco ou nada tem de penoso, muito pelo contrário.

Passando ao trabalho que saiu no JN.
Cristiano Pereira, alguém que nunca quero chamar de colega, por achar que não pertencemos à mesma classe, usou e abusou da sua falta de sabedoria para ridicularizar uma realidade que nitidamente não conhece. A falta de trabalho de campo e de pesquisa denuncia a sua falta de profissionalismo. Todos aqueles que estão minimamente a par do que se passa no mundo da música, mais propriamente da música mais pesada, sabem que este individuo vive noutro mundo muito diferente daquele que foi vivido por quem pagou bilhete para marcar presença no festival e não entrou com convite caído de pára- quedas.
Neste serviço de "desinformação" prestado por Cristiano impressionou-me a maneira como fala de artistas como Joe Satriani: Segundo as nossas contas, em Março de 1972, Joe Satriani tinha 16 anos. Foi nesse mês que a NASA lançou para o espaço a sonda Pioneer 10, o primeiro objecto construído pelo homem a sair para fora do sistema solar rumo a uma viagem sem retorno. Ora, importa levantar uma questão quem foi o responsável pelo facto de Satriani não ter embarcado na dita sonda?. Isto é ultrajante. O direito à liberdade de pensamento e de expressão não está a ser posto em causa por mim, apenas me indigna a ignorância deste homem!

Mais uma flagrante e imperdoável falta de conhecimento de alguém que prepara um trabalho deste género foi referir-se aos More than a Thousand desta forma: Desconhece-se se terão uma grande carreira pela frente. Todavia, caso a banda se dissolva, os seus membros terão futuro garantido como sonoplastas de filmes de terror ou de documentários sobre animais selvagens para a National Geographic. Alguém que informe este mentecapto de que os More than a Thousand (goste-se ou não) já têm uma carreira internacional! A juntar a isto um comentário de muito mau gosto: Os guitarristas abanavam o tronco e cabeça como se enxotassem abelhas alojadas no cerebelo. Mas o que é isto?!

Ao referir-se aos Men Eater diz isto: O vocalista não cantou - emitiu uns grunhidos num idioma imperceptível. O JN passou 17 minutos a tentar perceber se o homem adoptava a língua portuguesa, inglesa ou o aramaico. Infelizmente, não chegámos a qualquer conclusão e, como tal, pedimos desculpas aos nossos leitores. Aqui o que ele quer dizer traduzindo isto por miúdos é: "eu sou um calhau do caraças que nunca ouviu nada de música para além do que vai tocando no rádio do carro quando vou todo contente para o tacho que o meu tio me arranjou no JN a que eu chamo de trabalho" É importante sublinhar o poder que ele impõe a si mesmo referindo-se à sua pessoa como "O JN". De certa forma não deixa de ser verdade, o critério do jornal aqui é evidente, o que interessa é marcar presença e não cumprir o serviço com destaque.

O descalabro total foi a critica ao concerto dos Mastodon e dos Stone Sour: Dos Mastodon e Stone sour nem vale a pena falar pura banalidade. Lindo! Este gajo refere-se a um dos melhores concertos do dia, de uma das maiores promessas do metal dos últimos tempos como "banalidade". Quem lá esteve como eu viu e pode confirmar que os Mastodon deram um concerto irrepreensível a todos os níveis. Depois deste churrilho de disparates, apesar de não ter visto a actuação dos Stone Sour, não posso acreditar que aquilo que o "jornalista" diz seja verdade.

Por entre estes exercícios todos de parvalheira ainda houve tempo para inventar rótulos como electro-metal e para tentativas sucessivas a palhaço de circo rasca, atrelado na rua mais porca da vila.
Inadmissível um jornal com a dimensão do JN ter feito a cobertura de um evento com um cartaz deste calibre desta maneira! Um conselho, para a próxima se for para fazer este lindo serviço, não façam nada!

ler artigo de Cristiano Pereira aqui

terça-feira, 26 de junho de 2007

Tomahawk: novo álbum no myspace


O novo álbum dos Tomahawk, Anonymous, está disponível na integra na página do myspace da banda.
Mike Patton continua a não erguer barreiras criativas e mais uma vez entrega-nos um novo trabalho ousado e arriscado.
Num momento da sua carreira em que já não precisa de fazer álbuns para vender, Patton resolve gravar um álbum de versões de músicas tradicionais dos índios nativos americanos. Isto, claro, interpretado no seu jeito muito peculiar.
Mais uma vez tem o selo da IPECAC

Ouçam o álbum
aqui

Led Zeppelin: possivel reunião


Os Led Zeppelin estão a planear um concerto em homenagem a Ahmert Ertegun, fundador da Atlantic Records, falecido no ano passado.
Ertgun morreu na sequência de uma queda num concerto de Rolling Stones que o levou a um coma de sete semanas.

Os Zeppelin poderão depois começar uma tourné mundial. Plant, Page e Jones provavelmente recorrerão a Jason Bonham para a bateria, filho de John Bonham, o falecido baterista.
Tudo indica que será desta que o grupo se juntará para actuar.

segunda-feira, 25 de junho de 2007

Attila participa em novo projecto de Maniac


O ex Mayhem, Maniac, convidou o actual vocalista da banda, Attila, para participar numa música do álbum de estreia do seu projecto, Skitliv. Attila e Maniac juntam as vozes na música Anfetamin . Ao contrário dos rumores, os dois têm uma boa relação de amizade, quem o garante é Maniac. A banda prepara-se para lançar o primeiro álbum e tem já confirmada para o Outono uma pequena tourné por alguns países da Europa com as japonesas Gallhammer. Para ouvir Anfetamin e outras músicas dos Skittliv consultem o myspace da banda.

Dream Theater no top 20 da Billboard


Pela primeira vez os Dream Theater entram para o top 20 da Billboard. Systematic Chaos atingiu o 19º lugar, a melhor posição de sempre, ultrapassando a 32ª posição na altura do lançamento do álbum Awake.

KIng Diamond com novo álbum


Give Me Your Soul...Please é nome do novo álbum de King Diamond. O criador do clássico Abigail chuta mais uma rodela para os leitores de música dos fãs. Ninguém espera surpresas do velho contador de histórias que metem medo só àqueles que decidem acreditar nelas. O hábito de não desiludir aguenta a obra do mestre que não quer provar nada que o seu trabalho não o mostre. Never ending hill está no myspace para o comprovar.

quarta-feira, 20 de junho de 2007

Carla Bozulich de regresso a Portugal


Digam lá se não é um privilégio ser amiga dos Godspeed!You Black Emperor e dos Silver Mount Zion? Pois é. Esta menina está de volta a Portugal e a solo (talvez traga consigo amigos da neve). Esperamos para ver e ouvir "Evangelista"e "Red Headed Stranger". Quando? 5 de Julho. Horas? 23.30h no plano b.

Max e Igor Cavalera juntos de novo


Os irmãos Cavalera reunem-se para comporem novo material em conjunto.
Depois de quase onze anos de separação, altura em que que saiu dos
Sepultura, Max reencontra-se com Igor na sala de ensaios para formarem um novo projecto. Do pouco que se sabe, podemos adiantar que aos Cavalera podem-se juntar membros, ainda desconhecidos, de Napalm Death e o guitarrista de Soulfly Marc Rizzo.

O desentendimento entre Max Cavalera e a banda que formou com o seu irmão começou no dia em que o resto da banda mostrou a intenção de despedir Gloria Cavalera (esposa de Max), do cargo de manager. Max não achou muita piada à solução encontrada e entendeu optar por continuar sem problemas conjugais.

Depois de tanto se especular sobre o eventual regresso de Max aos
Sepultura, com a saída recente de Igor da banda essas suposições tornaram-se muito improváveis. Para os fãs da dupla esta é a melhor hipótese de irem sonhando com os tempos idos em que foram lançados clássicos como Arise ou Beneath the Remains.

domingo, 17 de junho de 2007

Nightwish: novo álbum em Setembro


O novo álbum dos Nightwish, Dark Passion Play, sai no dia 28 de Setembro. O single de apresentação Amaranth é lançado um mês antes. As expectativas deste novo trabalho estão centradas na prestação da nova vocalista Annete Ozlon. O registo vocal de Annete pouco tem a ver com a sua antecessora, Tarja Turunen, que tinha um estilo mais virado para o canto lírico.
A nova voz dos finlandeses nasceu no país vizinho, na Suécia, onde ainda reside, na cidade de
Katrineholm. Estudou música na Academia de Ballet de Gotemburgo, no Conservatório de Copenhaga e na Universidade de Música de Malmö e teve o primeiro contacto com os Nightwish através da sua sobrinha que é fã da banda.
A vocalista apresenta-se aos fãs neste
vídeo no site da Nuclear Blast

Para desvendar um pouco do futuro dos
Nightwish deixamos este link para o excerto do single Eva cujos lucros serão revertidos para uma instituição de beneficência .

Este ano não há Vilar de Mouros


A edição deste ano do festival de Vilar de Mouros agendada para os dias 20-22 de Julho, foi cancelada. Os motivos prendem-se com a falta de apoio por parte da Câmara de Caminha que nunca se mostrou aberta ao diálogo nem com a Junta de Freguesia de Vilar de Mouros, nem com a organização do festival, a cargo da Portoeventos. O cancelamento das já confirmadas presenças de Brian Wilson e de Marky Ramone trazem para a Portoeventos custos que advêm da anulação dos contratos. Ainda hoje será divulgado um comunicado por parte da organização que explicará detalhadamente os pormenores do cancelamento. Isto não significa o fim do festival. Todos os esforços estão voltados para o regresso no ano de 2008.

Anneke fora dos The Gathering


Foi com surpresa que recebemos a noticia de que a vocalista Anneke van Giersbergen abandonou os The Gathering. A noticia é confirmada através de comunicado oficial no site da banda no dia 5 de Junho. Anneke apresenta os seus motivos em carta aberta na sua página do myspace. Para já podemos adiantar que está a preparar o seu regresso com um novo projecto intitulado Agua de Annique, que conta com a participação do seu marido Rob Snijders (ex Celestial Season), na bateria. Entretanto os The Gathering procuram nova vocalista para seguir em frente com a banda que optou por voltar a incluir, também, voz masculina daqui em diante.

Amorphis anunciam novo álbum


Os finlandeses Amorphis já revelaram a data do novo lançamento. O novo álbum chama-se "Silent Waters" e a data prevista de saída para as lojas está marcada para o dia 31 de Agosto deste ano. A banda entra em tourné europeia, para promover o álbum, no mês de Novembro com Swallow the Sun e Insomnium como bandas de suporte. A tourné que se inicia a 11 de Novembro na Alemanha não tem prevista nenhuma data para o nosso país. Até lá os Amorphis vão participar em vários festivais de Verão, inclusivamente no mítico Wacken Open Air.

Paradise Lost com Pain em Lisboa


No dia 18 da Setembro, o Paradise Garage, em Lisboa, será o palco dos britânicos Paradise Lost para apresentar o mais recente álbum: In Requiem

Os suecos Pain, de Peter Tägtgren, vão fazer a primeira parte do concerto.

Os bilhetes para o concerto custam 20 euros. À venda, brevemente, nos seguintes locais: CTT Correios, Fnacs, Agência ABEP, Agência Alvalade, http://www.plateia.iol.pt/, Carbono (Lisboa e Amadora), The Shoppe Bizarre, e no local.

para obras

em construção